A prática de modalidades inspiradas em artes marciais como atividade física está ganhando público feminino, pois além de divertidas e relaxantes são ótimas para queimar calorias e modelar o corpo.
O Muay Thai é uma luta originária da Tailândia, que foi introduzida nas academias para atender a demanda por atividades menos repetitivas.
A luta tailandesa trabalha todas as partes do corpo, resultando em pernas, glúteos, barriga e braços firmes. O Muay Thai melhora também o condicionamento físico, a coordenação motora, a agilidade, a flexibilidade e trabalha grupos musculares de forma mais dinâmica do que uma aula de ginástica localizada.
Exercícios aeróbicos divididos por estações, como: pular corda, fazer polichinelo, correr em volta de cones, saltitar e fazer flexões de braço; são algumas das práticas durante uma aula desta modalidade de luta, além da prática de socos e chutes diversos, grandes aliados no alívio do stress e capazes de extravasar toda tensão, raiva e preocupações.
A luta atende bem o público feminino, pois, de acordo com treinadores, além de proporcionar os ganhos físicos buscados por este público, as mulheres gostam e têm facilidade em aprender os movimentos, pois entendem que a habilidade na prática da luta não está na força e sim na postura correta.
Algumas academias disponibilizam treinamento somente para mulheres, enquanto em outras não há divisão e a prática é junto com os homens, sendo apenas respeitadas as limitações de cada grupo.
Para começar a atividade, alguns itens são obrigatórios como: faixa protetora para as mãos, luvas de boxe, protetor bucal e um protetor para o rosto. Mas o ideal antes de se matricular e comprar equipamentos é fazer uma avaliação médica para verificar se você está apta para a atividade.
“Se você tiver algum problema de articulação nos ombros e joelhos, por exemplo, é melhor verificar a questão com um médico antes de começar a treinar”, indica Márcio Atalla, educador físico e especialista em saúde e bem estar.